BIBLIOTECA

Pronunciamento na votação da "Ficha Limpa Municipal"

Votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica
[+] ARQUIVOS

 
Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba
A área tem 30 mil m² de mata nativa e está localizada no bairro Santa Felicidade.
Fonte Paulo Salamuni - 22/03/2013 - 16h52min Imprimir
Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV) participou nesta quinta-feira (21) da inauguração da 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM).  A área tem 30 mil m² de mata nativa e está localizada no bairro Santa Felicidade.

O título de Unidade de Conservação foi concedido pela prefeitura com base na Lei Municipal 13.899/2011, aprovada pela Câmara de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, estiveram presentes na  inauguração da reserva natural, pertencente a Terezinha Vareschi e batizada como Airumã, palavra tupi que significa “estrela da manhã”. Terezinha preside a Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana.

“Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, destes, 15% estão em propriedade particular, daí nossa preocupação em evitar que a biodiversidade seja ainda mais ameaçada”, explica Terezinha, que vê na criação de RPPNMs uma maneira de criar corredores de biodiversidade na capital. A Reserva Airumã abrigará programas de educação ambiental, ecoturismo, pesquisas científicas e produção de mel por meio da criação de abelhas nativas, sem ferrão, adianta Terezinha.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, a criação de mais uma RPPNM em Curitiba é fundamental para assegurar as condições para um desenvolvimento urbano sustentável.  “As áreas verdes urbanas têm um papel importante na garantia da biodiversidade. Além das funções biológicas, essas áreas contribuem para o conforto ambiental das cidades; nossa percepção e nosso convívio com o ambiente urbano ficam muito mais agradáveis com a presença da mata nativa bem conservada”, disse.

RPPNMs

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal são uma ferramenta desenvolvida pelo município de Curitiba em conjunto com a sociedade civil de forma a assegurar incentivos para que proprietários de áreas verdes transformem seus imóveis em Unidades de Conservação.  Em linhas gerais, a Lei Municipal que regulamenta as RPPNMs diz que os imóveis particulares no município de Curitiba que tenham mais de 60% de sua área composta por bosques nativos relevantes podem receber títulos de potencial construtivo como contrapartida a um compromisso formal de conservação da mata.

A lei, sancionada em 2006, passou por alterações na Câmara Municipal de Curitiba em 2011. De acordo com o vereador Jonny Stica (PT), que presidia a Comissão de Urbanismo na época da alteração da lei, as mudanças serviram para estimular mais proprietários a transformarem suas áreas em reservas, reduzindo custos e a burocracia que envolve a criação das RPPNMs, bem como melhorar a compensação aos proprietários pela criação da reserva, através de concessão de potencial construtivo.
 

 
     


salamuni@salamuni.com.br
Contato: 9972-7691|8415-3052|3350-4574

© Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite